A Criptomoedas Bitcoin Cash – a irmã da Bitcoin mais – nova e melhor

A Bitcoin é atualmente a criptomoeda mais cara do mercado, sendo que e a sua história e evolução de preço mostram que investir em moedas virtuais pode ser uma decisão muito lucrativa. Ainda assim, a BTC continua ligada a uma tecnologia ultrapassada e isso gerou uma necessidade de mudança. Uma mudança que deu origem à criptomoeda Bitcoin Cash.

Cisão da família BTC                      

A Bitcoin Cash com o acrónimo BCH, nasceu em Agosto de 2017 como resultado de uma cisão da cadeia principal desta criptomoeda que teve lugar devido à falta de consenso na comunidade BTC quanto ao futuro da Bitcoin. Mas…, vamos por partes.

Os primeiros êxitos obtidos com a BTC revelaram ao mundo que as criptomoedas podiam vir a ser o futuro no mercado de investimento, um novo ramo do setor financeiro e uma forma moderna de pagamento. Embora a Bitcoin pudesse ter sido o prelúdio de enormes mudanças no mercado, estava condicionada pela tecnologia ultrapassada de que faz uso. Desta feita, deu-se início a um trabalho de melhoramento da BTC.

A nova Bitcoin deveria funcionar como uma versão atualizada da antiga criptomoeda adaptada aos requisitos modernos. Era suposto que viesse reduzir o custo das transferências e permitir uma maior escalabilidade das transações. No entanto, todas essas mudanças podiam ter resultado na substituição da Bitcoin antiga por uma nova moeda e isso podia afetar o seu valor. A maioria dos investidores, acionistas e utilizadores não concordaram com tal solução e isso levou a uma dissidência na família Bitcoin. Um grupo continuou a zelar pelo valor da BTC clássico, enquanto o outro decidiu criar uma nova criptomoeda – a Bitcoin Cash.

Nome antigo – nova tecnologia

Os criadores da tecnologia Bitcoin Cash tiraram partido de soluções clássicas e modernas, o que significa que a BCH usa a tecnologia blockchain, mas com um tamanho de bloco maior, i.e., entre 1 e 32 MB. O aumento do número de blocos faz com que a BCH permita realizar mais transações, minimizando custos e tornando a sua utilização mais rápida e económica.

Outra inovação está no facto de a base de códigos BCH usar um sistema de scripts em transações e um protocolo que permite criar as chamadas moedas coloridas que simplificam contratos inteligentes e executam funções automatizadas. Esses elementos fazem simultaneamente da criptomoeda BCH uma plataforma contabilística a que as companhias multinacionais estão a começar a recorrer.

A BCH e a BTC são, portanto, irmãs, mas apenas de nome. É assim já que as diferenças entre elas são muitas, sendo que uma das mais importantes é o fluxo operacional. A BTC original permite a realização de apenas 7 a 15 transações por segundo e, quando a rede está sobrecarregada, esta taxa é ainda menor, ao passo que no caso da BCH, a criptomoeda não tem problemas com esta taxa de transferência, pois executa quase oito vezes mais transferências por segundo, sem que haja o perigo de o seu desempenho cair subitamente.

Bitcoin versus Bitcoin Cash – preços mais competitivos?

A Bitcoin Cash teve a sua estreia na criptobolsa de valores no segundo semestre de 2017, com uma taxa de câmbio de cerca de 70 USD por unidade. O enorme interesse pela criptomoeda fez com que este valor aumentasse muito rapidamente, até que, em finais desse ano, atingisse mais de 30 000 USD por unidade. Foi a maior cotação da história da BCH. Infelizmente, no início de 2018, o seu valor começou a diminuir lentamente como consequência de mudanças no mercado e também do chamado criptoinverno.

Ao longo de todo o ano de 2019, a criptomoeda manteve um valor estável, com pequenos saltos regulares, dentro do intervalo de 200 a 400 USD por unidade, o que fez da BCH uma das criptomoedas mais estáveis do mercado. A fase final do criptoinverno resultou em novas mudanças nos preços da BCH, cujo valor às vezes chegou a exceder os 500 USD por unidade. Apesar da situação difícil no mercado de investimentos e das conturbações económicas em 2020, a BCH manteve-se com uma das moedas mais estáveis do mercado. Isso significa que, graças à sua tecnologia e à confiança dos investidores, tornou-se numa das e-moedas principais na criptobolsa de valores.

Investimentos regulares na BCH foram recompensados já no início de 2021 quando os investidores viram um aumento contínuo do preço da criptomoeda. Desde o início do ano, a Bitcoin Cash tem visto aumentar consecutivamente o seu valor devido à sua ascensão persistente a uma posição que a coloca entre as moedas virtuais mais populares. Esse desenvolvimento significa que a BCH pode vir a ser um dos investimentos mais lucrativos em 2021 e anos posteriores.

Related Posts

Leave a Reply