Netricoin e burlões? Práticas de ódio usadas pela concorrência

A publicidade na Internet, supostamente, é controlada e deve atender aos requisitos previstos pelas leis aplicáveis. Porém, a dificuldade que há em chegar ao autor de um determinado conteúdo, aliada à multiplicidade de opiniões fictícias e falsas em portais e fóruns, fazem com que a Internet continue a evocar a luta livre americana, onde as várias marcas fazem de tudo para denegrir a concorrência. Quais são alguns exemplos de práticas desleais usadas na rede e como evitá-las?

Conjunto Netricoin … o conceito subjacente

Kit Netricoin é um conjunto de formações, e-books, webinars, programas didáticos auxiliares de ensino, destinado a principiantes no mundo das criptomoedas. Este produto é uma forma de assegurar conhecimento em investimento a partir das bases e, para que a teoria acompanhe a prática, juntamente com os materiais didáticos, todos os alunos recebem como brinde tokens de duas criptomeodas diferentes – Bitcoin Cash e Stellar (na proporção de 1:1).

Os potenciais clientes podem adquirir o kit Netricoin, contactando o vendedor através do formulário existente na página. Após a compra, o cliente obtém acesso às matérias por e-mail, pode inscrever-se em webinars, bem como consultar o capital acumulado em criptomoedas. Uma vez que todas as formações têm associadas criptomoedas gratuitas, o cliente também recebe um código e um login para aceder a uma carteira de criptomoedas individual. O código de acesso é enviado por correio tradicional, à cobrança. Este procedimento tem por objetivo minimizar a probabilidade de apropriação dos tokens por terceiros. O acesso quer às criptomoedas gratuitas quer aos materiais didáticos exige o rececionamento da encomenda contendo instruções detalhadas.

O futuro da Stellar e da Bitcoin Cash

Stellar e Bitcoin Cash são moedas adicionadas a pacotes. A Stellar é um protocolo de pagamentos descentralizado do tipo open source que possibilita transações internacionais rápidas entre pares aleatórios de moedas. À semelhança de outras criptomoedas, funciona com base na tecnologia blockchain. O seu token próprio é o XLM. O XLM alimenta a rede Stellar e todas as suas operações, tal como o eter (ETH) alimenta a rede Ethereum.

As transações que têm lugar na rede Stellar são acrescentadas ao livro-razão público de contabilidade distribuída, i.e., uma base de dados ao dispor de todos e em todo mundo. Para obter consenso com rapidez e precisão numa dada transação, a Stellar aplica o seu método próprio e exclusivo de consenso.

O método de consenso Stellar possibilita transações rápidas e económicas, em que todos os elementos da rede concordam com a validade da transação em poucos segundos. Cada participante (chamado nó) que ajuda a adicionar mais uma transação Stellar à contabilidade global do sistema, escolhe a sua pequena malha de outros intervenientes fiáveis da rede com os quais estabelece mútuo acordo. Enquanto estas pequenas malhas (chamadas de segmentos do quórum) se sobrepõem, toda a rede Stellar pode chegar a acordo sobre quais as transações que devem ser validadas e rapidamente adicionadas ao registo.

A Bitcoin Cash (BCH) funciona como criptomoeda e, simultaneamente, rede de pagamentos. Nasceu como consequência da bifurcação hard fork da cadeia da Bitcoin que teve lugar em 2017 com a finalidade de aumentar o número de transações processadas em simultâneo.

O portal oficial da Bitcoin Cash descreve esta criptomoeda como “sendo para a Internet o dinheiro eletrónico peer-to-peer. É totalmente descentralizada, desprovida de banco central e não requer a intervenção de entidades terceiras acreditadas”. Logo no momento da sua criação, a Bitcoin Cash tornou-se um dos mais bem conseguidos produtos derivados da Bitcoin. Roger Ver, um ilustre investidor dos primórdios da Bitcoin descreve-a com a “Bitcoin genuína”. Em 2011, Ver já era uma acérrimo defensor de que a Bitcoin constitui um meio de promoção da liberdade económica. Desde então, o investidor passou a operar com a Bitcoin Cash, apontando como motivos para tal decisão os seus baixos custos e a rapidez das transações.

A diversificação com chave do sucesso

A diversificação é uma estratégia de gestão de risco que combina uma variedade de investimentos no âmbito de uma única carteira. Uma carteira diversificada contém uma combinação de diferentes tipos de ativos – neste caso, Stellar e Bitcoin Cash – e instrumentos de investimento para minimizar a exposição de único ativo ao perigo. Esta técnica tem a premissa de que uma carteira com diferentes tipos de ativos proporcionará, em média, retornos de investimento a longo prazo maiores e reduzirá o risco de possuir um ativo individual, como por exemplo, um único tipo de criptomoedas.

A diversificação visa alisar os picos de risco não sistemáticos da carteira, de forma que o desempenho positivo de alguns investimentos neutralize o desempenho negativo de outros. Os benefícios da diversificação só existem quando os ativos não estão idealmente correlacionados, ou seja, quando respondem de maneiras diferentes e, por vezes opostas, aos acontecimentos no mercado.

Estudos e modelos matemáticos mostraram que manter uma carteira bem diversificada oferece o nível de redução de risco mais compensatório.

Netricoin e as opiniões dos clientes

As opiniões sobre Netricoin apontam no sentido de um produto original, inovador, e vocacionado sobretudo para investidores iniciáticos.

Já vi kits deste género em sites estrangeiros e ainda bem que também cá lançaram algo parecido. Encomendei Netricoin assim que apareceu no mercado e pessoalmente estou satisfeito, o nível dos conteúdos é decente e as instruções de utilização são claras. Nunca investi anteriormente e estou agora a começar, mas está a correr bem, principalmente devido aos bons fundamentos proporcionados pelo curso.

– Abel

A minha amiga comprou uns conjuntos assim quando esteve de licença de parto para quebrar um pouco a monotonia. Perguntei qual era a opinião dela acerca do produto e ela disse-me que os conteúdos que recebeu abordavam de forma exaustiva os assuntos que lhe interessavam.

– Adelino

Bom atendimento ao cliente e instruções dadas com transparência. Não será tanto um produto para quem queira começar logo em bolsas de valores ou para quem ache que a Bitcoin é a melhor criptomoeda.

– Adrieeen

Num total de 201 comentários, 172 foram positivos, confirmando que a opinião geral dos clientes acerca de Netricoin é maioritariamente boa.

E como reage a isso a concorrência

Não é muito difícil achar na Internet não só opiniões positivas fictícias, como também comentários inventados e negativos. Falamos aqui do marketing conhecido como boca a boca, ou seja, aquele que empenha especialistas do assunto no fabrico de opiniões tomadas como autênticas acerca de uma determinada marca. Um bom profissional de marketing sabe fazê-lo de forma que os comentários que lhe foram encomendados sejam indistinguíveis de comentários reais. No entanto, para o fazer bem, é necessário muito trabalho cujo custo geralmente ultrapassa o orçamento para essa campanha negativa e, portanto, uma grande percentagem desse tipo de opiniões é gerada em massa por meio de contas sem credibilidade em vários fóruns ou plataformas.

(fonte: https://binareoptionenerfahrungen.net/prof-thomas-morty-und-netricoin-erfahrungen-ein-riesiger-betrug)

O primeiro portal que chamou a nossa atenção é um blogue de investimentos alemão. O autor publica habitualmente avaliações de corretores de bolsas, publicitando e recomendando os seus “patrocinadores” em artigos e anúncios neste site.

Infelizmente, é quase impossível encontrar neste artigo dedicado ao tema da fraude qualquer informação que seja verdadeira. O autor repete constantemente que “kit Netricoin é uma moeda que não existe”, quando na realidade o produto Netricoin não oferece uma criptomoeda com o nome Netricoin, mas sim, as moedas Stellar e Bitcoin Cash.

(fonte: https://binareoptionenerfahrungen.net/prof-thomas-morty-und-netricoin-erfahrungen-ein-riesiger-betrug/)

O mesmo artigo apareceu traduzido em francês, sueco e checo e em todos os casos, dissemina informações falsas de que os autores do produto Netricoin são burlões que oferecem uma moeda com o nome de Netricoin – algo que não é verdade, já que até mesmo, a página da marca Netricoin, informa claramente que o pacote do produto é composto pela moeda Stellar e a BCH numa proporção de 1:1. Mero engano ou desinformação intencional?

Será que Kit Netricoin são burlões?

Tendo em atenção que os autores destes artigos caluniadores nem sequer sabem o que é proposto no âmbito do kit Netricoin, é-nos difícil considerá-los de forma séria.

Infelizmente, não existe uma forma eficaz de combate contra este tipo de práticas. Uma página patrocinada pela concorrência não removerá o artigo por vontade própria e um processo judicial geralmente demora muito tempo, sendo que, mesmo que uma marca desonesta seja obrigada a eliminar o conteúdo, o prejuízo para a imagem permanece. Alternativamente, pode contactar-se o titular do servidor no qual a calúnia foi publicada, mas este provavelmente não irá querer interferir no conteúdo apresentado pelo cliente, a menos que seja inequivocamente ilegal.

É importante notar que um artigo devidamente “promovido” acerca de uma fraude pode atrair mais conteúdos semelhantes e mesmo uma avalanche de comentários em “terceira mão” emitidos por pessoas que apenas leram um determinado artigo, sem pensar na sua veracidade. No caso de fóruns e agregadores de opiniões, tudo o que pode ser feito é pedir aos moderadores para intercederem de forma significativa na triagem de comentários subornados.

Quando lemos comentários na rede, não é bom acreditar em declarações ou opiniões que não se encontrem devidamente fundamentadas. Uma boa prática é averiguar as fontes e analisar criticamente comentários anónimos relativos aos vários produtos existentes.

Related Posts

Leave a Reply